GPJ UME Camaquã

Grupo de Programação Juvenil UME CAMAQUÃ



COORDENADOR: Márcia Chaves de Albuquerque



            CLIPE DE DIVULGAÇÃO DA XXIV CONJERGS          




___________________________________________________



Curtas Espíritas produzidos por jovens do Rio Grande do Sul são exibidos no Pará.

Atualmente a divulgação da Doutrina Espírita se faz amplamente nas redes sociais, e foi assim, em tempos onde a internet possibilita o intercâmbio entre pessoas de qualquer parte do país e do mundo, que Alan Rosa Reis*, da cidade de Ananindeua no Pará, descobriu que no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente em Camaquã, havia jovens que produziam Curtas Espíritas. Alan relatou que descobriu as postagens no You Tube, onde os curtas haviam sido compartilhados e teve a ideia de solicitá-los para que fossem exibidos na 1ª Mostra de Curtas Espíritas de Ananindeua – PA. Os jovens do Grupo de Programações Juvenis ( GPJ) da União Municipal Espírita de CAMAQUÃ autorizaram a exibição e foi assim que esta parceria deu certo! Assim, acreditamos que no futuro essas ações se multiplicarão, se estendendo para outros GPJs do Rio Grande do Sul, uma vez que o DIJ da UDE Passo D’Areia promove todos os anos a Mostra de Curtas Espíritas, onde belíssimos curtas são produzidos por jovens evangelizandos dos GPJs do nosso estado.



A Mostra de Curtas Espíritas foi realizada no dia 03 de junho de 2012, no último dia da 6ª Feira do Livro Espírita de Ananindeua – PA, na Praça da Bíblia, para o público em geral e nos relata Alan que “a Mostra de Curtas foi um projeto piloto e ainda sem muitos recursos, mas que mesmo assim houve retorno do público e dos organizadores da Feira do Livro”. Afirmou ainda o idealizador do evento: “Tudo indica que em 2013 acontecerá a 2ª mostra de Curtas Espíritas de Ananindeua - desta vez com mais recursos e tempo para a organizaçãoQueremos contar novamente com a contribuição de vocês para que possamos difundir a Doutrina Espírita através de outras vertentes.”




* Alan Rosa Reis é arte educador, coordenador do grupo JEAC – Juventude Espírita a Voz do Consolador, e também é produtor de áudio visual do GrupoARS (com pronúncia “ares”, significa “Arte” em latim), um grupo de 10 integrantes entre 16 e 28 anos, participantes de diferentes casas espíritas do Pará, que segundo eles tem como objetivo divulgar a arte espiritualizada com amor voluntariamente em asilos, creches, abrigos, encontros, eventos e onde mais os chamam.



Visita ao Asilo Casa Lar


No dia 04 de dezembro de 2011, integrantes do GPJ UME CAMAQUÃ concluíram as visitas do ano de 2011 no asilo Casa Lar de Camaquã.  Para esta atividade foi escolhido o tema do Natal:
 A Evangelizadora de Infância e especial cooperadora nos eventos da Juventude Luiza Campos confeccionou com muito carinho as bolachas (receita das vovós), as quais foram decoradas e embaladas pelos jovens e evangelizadores do GPJ. 






Os biscoitos natalinos ficaram lindos e saborosos e foram muito apreciados por todos  os asilados da Casa Lar e seus funcionários.




Foram momentos especiais de reflexão e oração, onde todos foram convidados para fazer a oração do Pai Nosso, pois que é a oração que congrega todos os cristãos de diferentes orientações religiosas e para cantar a música Mestre Jesus, refletindo assim sobre os ensinamentos de Jesus, onde o Amor e o Perdão são o objetivo principal.


Desde o início das atividades no asilo Casa Lar, as visitas foram momentos de bálsamo e alegria para todos e em especial nas almas iluminadas pelo trabalho no bem e pela felicidade de servir!


___________________________________________________

ALEGRIA E CARINHO NO ASILO CASA LAR

Outubro é tradicionalmente o mês das crianças, por isso os Jovens Espíritas da UME Camaquã se vestiram de palhaços e foram alegrar o domingo dos residentes  do Casa Lar. Em meio a muitas brincadeiras, palhaçadas, risos, música, dança, o que ficou para todos que lá estiveram foi uma grande alegria em ver os rostinhos se iluminarem com sua chegada. Após ouvirem de alguns que lá se encontravam frases como: "Só de ver o sorriso de vocês a gente já fica mais feliz", "Obrigada por virem trazer alegria pra gente", voltaram a seus lares com a certeza de que a caridade mais ainda beneficia aquele que a pratica. 

Veja fotos da visita:






CORAÇÕES AQUECIDOS NO ASILO CASA LAR

Neste mês frio de agosto, os jovens do GPJ Camaquã foram levar calor aos corações dos residentes desta instituição que sempre muito receptivos dançaram, riram e conversaram com os jovens solicitando sempre que retornem o mais breve possível pois se sentem muito bem com a visita.




ALEGRIA E INTEGRAÇÃO NA TARDE JUVENIL DA 11ª REGIÃO


Foi com imensa alegria que o DIJ da UME Camaquã recebeu jovens e evangelizadores da UME Guaíba para a Tarde Juvenil da 11ª Região que aconteceu no último domingo, dia 10 de julho, no Grupo Espírita Porta de Damasco. O evento reuniu 12 jovens evangelizandos de Camaquã, 18 jovens evangelizandos de Guaíba e seus evangelizadores.




A abertura do evento foi feita pela representante do DIJ FERGS e presidente do CRE11 Marlise Ribeiro, pelo presidente da UME CAMAQUÃ Elói Sampaio e pelo coordenador do DIJ UME GUAIBA Jorge Schuch. Após a oração inicial, a vice-presidente do DIJ UME CAMAQUÃ, Márcia Albuquerque, apresentou uma retrospectiva das CONJERGS anteriores e o clip motivacional feito pelo GPJ CAMAQUÃ para a música do Grupo Evangelizar é Amar para divulgação da XXIV CONJERGS, perguntando a seguir quem estava motivado para ir à CONJERGS e a manifestação dos jovens foi altamente positiva.
 

A Tarde Juvenil teve como objetivo a troca de conhecimentos, de experiências, a integração e o fortalecimento de laços de amizade entre os jovens e evangelizadores de juventude da 11ª Região. Também teve como objetivo cumprir um dos requisitos para que os jovens possam participar da XXIV CONJERGS – Confraternização de Juventudes Espíritas do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em outubro na cidade de Bagé. Por esse motivo o tema do encontro foi “O Compromisso do jovem espírita com a sua encarnação”, um dos subtemas que será trabalhado na CONJERGS. 

Após um alegre momento musical com dinâmicas de integração, os jovens participaram de um painel interativo com a Psicóloga Vanessa Marques que abordou o tema do encontro enfocando “quem é o jovem” nos aspectos físico, psicológico, social e espiritual.


Foi destacado também o processo de Apegos e Desapegos na Juventude, os quais fazem parte do amadurecimento. Vanessa ressaltou ainda a importância da reflexão nas escolhas e decisões, desde o pensamento até às atitudes e comportamentos.
Um dos importantes questionamentos feitos aos jovens foi “O que diriam aos espíritos que estão se preparando para reencarnar e receiam passar pela fase da juventude, pelos seus grandes desafios?” 
 
A segunda parte do encontro foi de trabalho nos quatro grupos de oficinas, onde cada grupo criou um teatro de fantoches sobre a INFLUENCIAÇÃO ESPIRITUAL positiva e negativa nas seguintes situações representadas: Jovem bebendo em uma festa; Briga de namorados por desconfiança de traição virtual; Conflito familiar; Abandono da evangelização ou relegar ao segundo plano a evangelização. Ao final cada grupo apresentou o teatro construído na sua oficina. Foi um momento divertido e de grande aprendizado sobre a importância de reconhecer o tipo de influência espiritual que recebemos e sabermos fazer a melhor escolha para nossa evolução nesta encarnação.


Foi com pesar que a tarde chegou ao final e as emoções nas despedidas foram inevitáveis, pois os momentos de convívio fraterno deixaram a vontade de que se estendesse por mais tempo. Ficou o compromisso de novos encontros e a lembrança desses inesquecíveis momentos de alegria e de reflexões compartilhadas por todos. 



___________________________________________________


 GPJ CAMAQUÃ FAZ FESTA JUNINA NO ASILO CASA LAR

Dando continuidade ao “Projeto de visitação ao Asilo casa Lar”, o GPJ Camaquã lá esteve no dia 26 de junho levando alegria e carinho aos residentes desta instituição. Foram momentos de divertimento e descontração onde o ponto forte foi a dança de quadrilha. Os jovens deixaram como lembranças algumas guloseimas juninas e aqueles que não podiam sair dos quartos também receberam a visita, o carinho e a atenção.








JOVENS DO GPJ UME CAMAQUÃ PRESENTES NO III ENCONTRO ESTADUAL DE GRUPOS DE PROGRAMAÇÕES JUVENIS -  EEGPJs

No último domingo dia 19 de junho ocorreu o III EEEGPJs em Porto Alegre no Atheneu Espírita Cruzeiro do Sul, organizado pela equipe DIJ FERGS. Alguns jovens integrantes do GPJ da UME Camaquã estiveram presentes e voltaram satisfeitos e alegres com os momentos vivenciados de aprendizagem, convívio e confraternização com outros jovens de GPJs do estado.



O encontro iniciou com o painel “GPJ: escolhas x compromisso” com Dario Portinho que esclareceu o papel do GPJ, a responsabilidade de cada um com os compromissos adquiridos e lembrou quais suas funções e atribuições dos jovens dentro dos GPJs. De uma maneira muito interativa com os jovens levou à reflexão sobre as adversidades encontradas ao longo da participação nas atividades do movimento. 


Após foram realizadas duas oficinas para os jovens dos GPJs do cujos temas foram: “Construindo o trabalhador Espírita - Qualificação do trabalhador do GPJ” que os levou à reflexão sobre os caracteres do Homem de Bem e dos verdadeiros Espíritas e de como utilizar esses conhecimentos para auxiliar o desenvolvimento das atividades do GPJ. A segunda oficina abordou o tema “ Paulo, o peregrino” realizando uma analogia entre o trabalho desenvolvido por Paulo de Tarso através das suas peregrinações com as atividades desenvolvidas pelos GPJ's. Nesta oficina os jovens produziram textos que serão utilizados nas colunas de blogs e no Diálogo Espírita.




Essas mesmas oficinas também foram realizadas pelos evangelizadores, diretores de DIJ e coordenadores de GPJs, porém com o tema direcionado à tarefa de evangelizar.

Como não poderia faltar em encontros de juventude, o momento musical se fez presente e foi um momento de descontração e confraternização das juventudes.


No decorrer do encontro os jovens sugeriram temas para o para o próximo “Trocando Ideias” que acontece nos meses de janeiro e fevereiro na FERGS que ao final foram votados num total de seis. Os GPJs então escolherem o tema que irão trabalhar.

 O momento final do encontro foi chamado de  “MOMENTO XXIV CONJERGS” quando então os jovens receberam informações e orientações sobre a “CONFRATERNIZAÇÃO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO RIO GRANDE DO SUL” que ocorrerá em outubro próximo. Neste momento os jovens puderam fazer perguntas e tirar dúvidas à respeito deste encontro.






       GPJ da UMEC em visita ao asilo Casa Lar

Dando início ao “Projeto de visitação ao Asilo Casa Lar”, o GPJ da UMEC lá esteve neste sábado dia 23 de abril.


Os jovens levaram música, atenção e carinho a todos os asilados que demonstraram sua alegria com a visita




Além da alegria e do carinho, os jovens levaram aos idosos uma cesta com guloseimas e cartões com mensagens de valorização da vida, confeccionados por uma jovem do grupo.


 


Ao retornarem ao Grupo Espírita foram compartilhados sentimentos de tristeza, por constatar-se que muitos estão esquecidos por suas famílias e afetos, doentes do corpo e da alma, porém que sentiram-se muito gratificados por terem proporcionado momentos de alegria e convívio fraterno àqueles irmãos tão carentes afetivamente.



"Evangelização espírita é Sol nas almas" - Amélia Rodrigues

Para ver mais fotos desta visita CLIQUE AQUI





                                    TROCANDO IDÉIAS                                          

                 O Trocando Ideias, um projeto do DIJ FERGS que acontece nos meses de janeiro e fevereiro, no dia 25/01 foi realizado pelo GPJ UME Camaquã da 11ª Região e tratou do tema “A Caridade”. 


A atividade iniciou com a participação do grupo Evangelizar é Amar que tocou a música “Puro amor” e posteriormente elevou as vibrações dos presentes com a música Mestre Jesus. 
Os jovens Isabella, Nathalia e Luiz fizeram breves dramatizações da vida cotidiana, de forma bem humorada, onde a falta da caridade ficava evidente e onde o BIP tocava para alertar de que algo estava errado. Ao final, os participantes chegaram à conclusão de que  BIP que tocava nada mais era que a Benevolência,Indulgência e Perdão, virtudes que constituem a caridade. 


Após, foi realizada uma exposição sobre o tema CARIDADE pelas jovens Isabella e Nathalia, onde se ressaltou que FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO e que CARIDADE É O AMOR EM AÇÃO. Logo após foi exibido um vídeo da Oração de São Francisco com cenas do filme “Irmão sol, irmã lua”  e posterior divisão do grupo em 3 oficinas. Em cada oficina foi trabalhada uma das três virtudes do BIP, sendo que o relato da oficina descrevia a virtude e passagens evangélicas referentes ao tema.


O momento lúdico ficou por conta do encerramento quando Isabella e Luiz declamaram a “Carta de Paulo aos Coríntios” ao som de uma sonata de Bethoven,  momento que envolveu e emocionou a todos os presentes. Abaixo postamos o vídeo do encerramento:


37 jovens e evangelizadores estiveram nesse encontro, muito bem conduzido pela equipe do GPJ Camaquã. Parabéns!